A síndrome de Hidropisia: Perigo iminente para a saúde dos peixes de aquário
A **Hidropisia**, ou ‘barriga d’água’, é uma doença fatal que afeta os peixes de aquário, levando ao inchaço grave da barriga devido ao acúmulo de fluidos corporais. Esta condição é geralmente o resultado da falência lenta e progressiva dos rins nos peixes afetados. [Confira aqui os sintomas, causas e tratamento para a hidropisia]!
![Imagem Peixe Hidropisia](https://blog.tudodebicho.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2020/11/hidropisia-peixe-aquario.jpg.webp)
Hidropisia: Uma doença que afeta peixes com sistemas imunológicos fracos
Na maioria das situações, a **Hidropisia** é causada por bactérias que normalmente estão presentes em todos os aquários.
No entanto, isso também pode ser resultado de vírus, predisposição genética, ou contínua exposição a condições de água desfavoráveis.
Mesmo todos os peixes em um aquário estando expostos à bactéria da hidropisia, apenas aqueles com **sistemas imunológicos comprometidos** são susceptíveis a contrair a doença. Se os peixes estiverem sob estresse, é provável que todos sejam infectados. Daí a importância de uma ação imediata para prevenir a propagação da bactéria.
Sinais de que seu peixe de aquário pode ter Hidropisia
A medida que a infecção progride, os peixes podem desenvolver lesões na pele, ter o abdômem inchado devido ao acúmulo de fluidos, com danos significativos aos órgãos internos – o que pode eventualmente levar à morte. Mesmo quando o tratamento é iniciado imediatamente, as taxas de mortalidade são altas.
Os sintomas da infecção bacteriana podem variar muito. Alguns peixes podem apresentar a tradicional barriga inchada, enquanto outros podem exibir lesões cutâneas.
Sintomas comuns da Hidropisia
Os sintomas da Hidropisia incluem:
– Barriga muito inchada
– Escamas eriçadas
– Olhos saltados
– Guelras pálidas
– Ânus vermelho e inchado
– Fezes claras e pegajosas
– Úlceras no corpo
– Vermelhidão na pele ou nas barbatanas
– Letargia
– Recusa em comer
– Práticas constantes de nado perto da superfície
Causas da Hidropisia
A bactéria Aeromonas é comumente a causa dos sintomas da **Hidropisia**. Esse tipo de bactéria é comum em muitos habitats de aquário e só pode causar infecções graves em peixes com sistemas imunológicos comprometidos.
Esse comprometimento do sistema imunológico pode ser causado por uma série de fatores estressantes, como:
– Má qualidade da água
– Picos de amônia ou nitrito
– Grandes quedas na temperatura da água
– Estresse de transporte
– Nutrição inadequada
Tratamento da Hidropisia
Tratar a infecção que causa a **Hidropisia** não é uma tarefa fácil. Alguns especialistas recomendam o sacrifício de todos os peixes afetados para evitar a propagação da infecção. No entanto, se a infecção for detectada precocemente, e os peixes afetados forem isolados para tratamento adequado, é possível salvar os peixes.
Os passos para tratar a hidropisia incluem:
– Mover os peixes doentes para um “tanque hospital”
– Fornecer alimentos frescos e de alta qualidade
– Tratar os peixes com antibióticos
– Testar a água do “tanque hospital” diariamente
É essencial isolar qualquer peixe infectado em outro tanque para proteger os peixes saudáveis restantes.
Prevenindo a Hidropisia
Como muitas outras doenças, a melhor forma de lidar com a **Hidropisia** é prevenindo-a. Quase todos os fatores que estressam os peixes até o ponto de vulnerabilidade à infecção podem ser evitados.
Veja aqui algumas dicas:
– Teste a água do aquário regularmente
– Realize trocas de água com frequência
– Mantenha o aquário limpo
– Limpe o filtro regularmente
– Remova resíduos do fundo do tanque
– Evite lotar o aquário com mais peixes do que pode suportar
– Não superalimente os peixes
Se você manter o seu aquário bem cuidado e alimentar seus peixes de maneira adequada, é improvável que as infecções que causam a **Hidropisia** apareçam.
Agora que já sabe mais sobre a **Hidropisia**, que tal nos contar sua experiência? Esperamos que essas dicas sejam úteis!
Biografia do Autor
[Imagem da Autora:](https://blog.tudodebicho.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2020/02/sarah-e1582132524307.jpg.webp)
A autora deste artigo é publicitária, pedagoga, apaixonada por animais e ávida leitora de diversos assuntos, com uma inclinação especial para tecnologia e o mundo pet.
Visão geral do artigo:
– Post Views: 112.757
– Avaliação média: 4.00
– Score (%): 79%
– Total de votos: 10